Como escolher o melhor revestimento de parede

Quem quer renovar o visual do ambiente certamente enfrenta a dúvida sobre qual o melhor revestimento ou papél de parede usar. São várias as escolhas no mercado, mas nem todas atendem às necessidades do cliente. Vamos ver então quais as indicações para 5 diferentes tipos de revestimento.

TIJOLO À VISTA
Bom para
: lugares  secos. A tendência é aplicar tinta branca sobre o tijolo à vista. Depois de passar duas demãos de látex branco na parede, lixe as beiradas dos tijolos para descascar um pouco da tinta. O efeito é uma superfície com um toque de envelhecida, chiquérrima! No caso dos ambientes externos, o tijolo à vista também é muito bem-vindo, mas pecisa de uma cobertura de resina, que pode ou não mudar a cor. Para as fachadas, o melhor é manter a cor natural do tijolo, aquele bonito tom de vermelho que vem do barro.

TINTAS NEUTRAS E TEXTURIZADAS
Ótimas para
: sala, quartos, garagem e fachadas sem poluição. As texturas acumulam bastante pó e, por conta disso, devem estar em ambientes que tenham pouca sujeira. Escolher uma coloração neutra deixa a parede mais discreta e dá um toque de sofisticação. Tente pintar todas as paredes de branco e aplicar, em uma delas, uma textura na mesma tonalidade: o resultado é leve e chique. Use essa técnica para embelezar a parede da cabeceira da cama ou realçar a mesa de jantar, por exemplo.
Não use em: cozinha, banheiro com chuveiro e paredes externas que recebam fumaça de carros.

PAPEL DE PAREDE

Ótimo para: banheiro e ambientes secos. Esse revestimento (o que eu mais gosto) chegou com força total às lojas de decoração e está bem mais em conta. Use papéis de parede decorados para modernizar os cômodos. Pode ser aplicado sobre a cabeceira da cama, em todas as paredes de um banheiro (apenas papéis vinílicos) ou em uma das paredes da sala. Antes de colocar o papel, certifique-se de que não haja infiltrações ou umidade nas paredes. Além disso, a superfície deve estar bem lisa.
Não use em:ambientes  úmidos internos e áreas externas. Embora há modelos laváveis, os papéis de parede não resistem ao excesso de água e umidade. Para mais informações sobre papéis de parede, acesse: http://bamboohome.com.br/produto/revestimentos/papel_de_parede_textura_e_charme_subindo_pelas_paredes_-35.html

TINTAS LISAS E NEUTRAS
Ótimo para
: teto, lugares  secos e áreas externas. Use tintas laváveis, que facilitam a manutenção. As tintas podem ser combinadas com uma parede de coloração forte ou papél de parede vibrante. Num quarto ou sala de quatro paredes, pelo menos duas delas devem ter uma tonalidade neutra. Escolha tons como bege, gelo, areia, palha ou branco.
Não use em: áreas úmidas, com muito vapor, como banheiro ou área de serviço.

COLORAÇÕES FORTES, LISAS OU TEXTURIZADAS

Ótimo para: banheiros, áreas secas e paredes em geral. Devem ser usadas com mais moderação, pois cansam: no mesmo ambiente, adote tonalidades  fortes em duas paredes  no máximo (o ideal é em uma). A aplicação mais usada é em salas e quartos, mas elas também destacam móveis mais claros. As tonalidades mais fortes são ótimas para fachadas, já que você passa pouco tempo olhando para o lado de fora de casa. Banheiros também aceitam bem essas cores porque o tempo de permanência nesses cômodos é curto.
Não use em: ambientes de trabalho como cozinhas e lavanderias. Se você passa muito tempo olhando para uma  parede, ela jamais poderá ter cores fortes. No caso da sala, pinte de cores vibrantes só a parede atrás do sofá. Fonte: mdemulher.

Deixe seus comentários, perguntas e compartilhe com seus amigos. Até a proxima!

Esta entrada foi publicada em Como Decorar e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

15 Respostas para Como escolher o melhor revestimento de parede

  1. jacqueline zacchi diz:

    Estou cansanda da fachada de minha casa de praia. Ela é toda de tijolo a vista invernizado e janelas escuras com semalha branca. Gostaria de clarear… o que fazer? preciso substituir todos os tijolos?

    • Bamboo Home diz:

      Olá Jaqueline! Obrigado pela sua pergunta.

      Há vários tipos de revestimentos, porém o seu uso depende muito de fatores externos como umidade, maresia, sol, poeira etc… Os tijolos ficam expostos ao tempo? Cuidado para não colocar um revestimento pode ser prejudicado pela água e sol.

      Você poderia simplesmente pintar os tijolos com uma tinta látex mais clara. Esse tipo de tinta não só muda completamente a aparência do tijolo, mas também atua como impermeablizante.

      A palha, tanto natural quanto a sintética, dão um toque rústico e fica lindo! Dê uma olhada em nosso site: http://bamboohome.com.br/produto/revestimentos_naturais/palha_clima_etnico_em_sua_casa-42.html

      Um grande abraço e qualquer dúvida, é só perguntar.

      Bamboo Home

  2. amelia valentim diz:

    gostaria de sugestão de um modelo de uma cama de solteiro ou ate um pouco maior de tijolinho a vista para jardim em sitio

    • Bamboo Home diz:

      Deixa ver se eu entendi, você queria ter sugestões de cama de solteiro e um revestimentos de tijolo com vista para o jardim?

      Obrigado!

      • amelia valentim diz:

        Esta cama seria + ou – nas medidas de uma de solteiro,vou coloca-la em um pergolado com um colchonete revestido de um material que possa molhar, considerando que o pergolado é sem cobertura.
        Grata!!!

  3. Adenilson Costa de Oliveira diz:

    Boa noite!
    Gostaria de uma sugestão,estou em faze de acabamento da minha casa minha esposa e eu decidimos colocar na parede do quarto de casal revestimento de cerâmica de porcenalato na cabeceira da cama boxvocê acha que fica feio?
    Fico no aguardo.
    Adenilson Costa de Oliveira.

    • Bamboo Home diz:

      Olá Adenilson.

      Qualquer tipo de revestimento que imite ou faça uma moldura na cabeceira da cama fica bem bacana. O objetivo aqui é realçar a cabeceira, então o porcelanato sim funciona se ele é de uma cor diferente à da parede. Boa sorte!

  4. Dóris Ana Kohls diz:

    Bom dia…

    Gostaria de saber se posso revestir duas paredes do quarto com porcelanato devido a grande umida e esfacelamento da parede..Será que ficará bom? Pois não sei mais o que fazer a parede está sempre descascando e caindo a tinta..
    Agurado resposta..
    Dóris kohls

    • Bamboo Home diz:

      Olá Dóris.

      Obrigado pela sua pergunta!!

      Nós achamos o porcelanato um tanto frio como revestimento, especialmente para o quarto. Indicamos fazer uma textura na parede pois segura mais a umidade.

      Boa sorte!!

  5. Marcia diz:

    Boa noite,

    Gostaria de saber se o produto ISOWALL funciona para paredes com umidade e se a umidade pode estar vindo do banheiro, por causa do vapor? O que devo fazer?

    Grata,

    Marcia

  6. Tati New House diz:

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de fazer uma parede de tijolo a vista mais rustico no meu ape e não sei como. A grande questão é que não dá para colocar o tijolo inteiro pois ocuparia um espaço muito grande. Teria que ser um revestimento so, tipo pastilha ou tabuas de madeira.
    Pode me ajudar?
    Obrigada
    Tati

    • Bamboo Home diz:

      Olá Tati.

      Há outros tipos de revestimentos que podem ficar maravilhosos em sua parede. Os revestimentos que imitam a madeira estão tão sofisticados hoje em dia que estão mais bonitos do que a própria madeira, além de não dar cupim.

      Nesse vídeo, você pode dar uma olhada nesse tipo de revestimento. Na verdade, ele é um piso vinílico que também pode ser aplicado à parede. Dê uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=1WIcxKh-6bA

      Boa sorte!!

  7. Maria Cristina Collares diz:

    Olá!! Será que vocês poderiam me dar sugestões para solucionar o problema de umidade da minha casa? ela é toda de tijolo a vista e foi pintada de branco há 3 anos, agora que vamos fazer algumas melhoras, visto que tem partes com umidade e salitre (descasca e cria uma espuma seca) estamos querendo fazer algo que seja mais duradouro. Meu marido quer revestir com aquele tipo de forrinho de PVC (branco) mas eu acho que vai ficar feio, quero algo mais tradicional e prático como lixar e pintar novamente selando antes, mas vocês teriam alguma sugestão para me dar? estamos sem opções porque não queremos algo muito caro em vista de ter que fazer em toda a casa.É isso. Aguardo. Obrigada.

    • Bamboo Home diz:

      Olá Maria!

      Esse realmente é um problema sério mesmo!

      Umidade vai e volta.

      Talvez uma solução seria raspar bem a parede, tirar toda a umidade, fazer uma parede forte, impermeabilizar e fazer uma textura grossa .

      Vai durar bastante.

      Recomendo que consiga um bom pintor.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Precisando de cortinas, persianas, pisos laminados e de madeira, papeis de parede e revestimentos em geral no Rio de Janeiro, é só nos procurar: http://www.bamboohome.com.br

      Atenciosamente,

      Mirian Abrantes

  8. Valda Silva Franco diz:

    Gostaria de recebeorientações a respeito do piso vinílico para residencia ( ap.) Vou receber meu ap. e estou pensando nesse tip de piso o que me aconselha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>