Artista plástica austríaca decora e hoje mora em apartamento dentro de uma delegacia

O prédio, um exemplar do século XIX com janelas altas, é do tipo bem simpático, daqueles que dá vontade de entrar e dar uma espiadinha. Mas você moraria ali se soubesse que em todos os outros apartamentos estão alojados departamentos de uma delegacia de polícia? Pois a artista plástica Nives Widauer nem se preocupou com isso.

Ao se mudar da Suíça para Viena, na Áustria, há 15 anos, ela alugou o apartamento que ocupa metade do terceiro andar do prédio e é o único que não está ocupado pela delegacia de polícia local. O prédio, contudo, não é público e tem uma história, no mínimo, conturbada.

De uma família judia, o imóvel foi confiscado durante a II Guerra Mundial pelos nazistas. Ao fim da guerra, a família decidiu abandonar a Áustria, mas manteve a propriedade do prédio que muitos anos depois seria alugado para a Polícia de Viena. Apenas um apartamento não é utilizado pelos policiais e é exatamente ali que mora a artista plástica, que paga 2 mil euros (ou cerca de R$ 4,5 mil) de aluguel por mês.

Por anos, ela fez mudanças na decoração da casa, mas nenhuma grande obra no espaço. Até que há alguns meses decidiu que era hora de uma reforma completa no apartamento. Foram cinco meses para recuperar o piso original de madeira, reformar banheiro e cozinha, trocar o encanamento. Para não gastar muito, a artista usou o próprio trabalho trocando obras produzidas por ela com o arquiteto que planejou sua reforma. Também apostou na economia futura. A instalação de uma lareira, por exemplo, permitiu que ela economizasse até 20% com aquecimento durante o rigoroso inverno austríaco. Mesmo assim, a obra custou cerca de 40 mil euros (cerca de R$ 91 mil) divididos entre ela e os proprietários do imóvel.

Mas será que vale a pena? Para a artista plástica, que afirma não precisar trancar as portas, certamente o investimento valeu cada centavo. Fonte: O Globo.

Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos. Para mais informações sobre produtos de decoração, acesse: bamboohome.com.br. Até a próxima!

Esta entrada foi publicada em Como Decorar e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>